ISSN: 2763-5198

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Normas para Publicação

1.1 Poderão ser inscritos no  Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina  e Congresso de Ética Médica, trabalhos científicos que abordem temas da área da saúde, realizados por graduandos e pós-graduandos da área de saúde e afins.

2.1 Os temas livres deverão ser enviados para a Comissão Organizadora entre as datas de 03 de OUTUBRO de 2020 das 00:00 horas até 23:59 horas do dia 03 de NOVEMBRO de 2020, por meio do site: www.ecamcogem.com.br

Prazos do 32º ECAM e XI COGEM

Inscrições para o evento

02 de outubro à 26 de novembro de 2020

Submissão de trabalhos para apresentação

03 de outubro à 03 de novembro de 2020

Resultados de trabalhos selecionados

20 de novembro de 2020

Publicação dos modelos de pôster e slides

20 de novembro de 2020

Prazo de envio dos pôsteres

20 à 25 de novembro de 2020

Links da sala e horários de apresentação

A partir do dia 20 de novembro de 2020

3.1 Os resumos devem ser digitados em português e assim formatados:

  1. a) O texto deve ser redigido de acordo com as configurações pré-estabelecidas na plataforma, não necessitando de alteração de fonte, espaçamento. A digitação do texto deverá ser contínua, em parágrafo único, justificado. Não deve conter gráficos, tabelas ou qualquer ilustração. Não iniciar sentenças com numerais;
  2. b) Tamanho máximo do resumo: é de 3500 caracteres (incluindo espaços, as palavras “Introdução”, “Objetivos”, “Metodologia”, “Resultados”, “Relato de Caso/ de Experiência”, “Discussão” e “Conclusão” na contagem de caracteres)
  • É necessário o preenchimento por extenso de todas as informações da ficha de inscrição, presente no site do evento, para submissão de resumos.

4.1.1 Ao finalizar o preenchimento, verifique atentamente se todos os dados estão corretos, uma vez que, depois de submetido o trabalho, o sistema não efetuará qualquer tipo de correção e não será aceito pedido de alteração no texto do resumo, bem como alterações de nome dos autores, apresentador ou instituições relacionadas.

  • Os resumos devem ser redigidos em português do Brasil, sendo de responsabilidade do autor a adequação às normas gramaticais e ortográficas vigentes, bem como as regras determinadas neste edital.

4.2.1 Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Temas Livres do Congresso.

4.3 TÍTULO: O título deve ser redigido na área reservada e indicada para o título, sendo escrito em caixa alta (maiúsculas), máximo de 250 caracteres, incluindo espaços. Não escrever a palavra “Título” no início do parágrafo;

 

  • 4.4. AUTORES, INSTITUIÇÃO E E-MAIL
  • 4.4.1- Essas informações devem ser redigidas na caixa de texto reservada, obedecendo os seguintes aspectos:
  • 4.4.1.1 – AUTORES: Os autores devem ser redigidos iniciando pelo último sobrenome do autor principal, seguido por vírgula e iniciais do restante do nome (letras maiúsculas). Idem para os demais coautores. Os nomes devem estar separados por ponto-e-vírgula e o nome do autor-orientador deve ser o último citado. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para identificar o endereço institucional de cada autor. Autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice. Exemplo: PARANHOS, R.S.¹; COSTA, S.²; FRANCISCO, J.X.²; SOUZA E.F.³.

4.4.1.2 A ordem de envio dos nomes dos autores será a mesma emitida no certificado.

4.4.1.3 O autor principal é considerado o responsável pela apresentação na data estipulada.

4.4.1.4 O nome completo e o e-mail de todos os autores devem ser informados no campo designado na ficha de inscrição, não devendo constar no corpo de texto do resumo.

  • 4.1.5 INSTITUIÇÃO: Deve-se indicar a instituição onde estudam e/ou trabalham os autores indicada pela numeração sobrescrita correspondente a cada autor/coautor e na seguinte ordem: Instituição, Cidade, UF e país. Exemplo: ¹Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM – UFG), Goiânia – GO, Brasil. Não escrever a palavra “Instituição” no início do parágrafo.

 

4.5 TEXTO: Deve ser redigido na caixa de texto reservada a esse tópico. O texto deve ser escrito de acordo com as configurações pré-estabelecidas na plataforma, não necessitando de alteração de fonte, espaçamento ou margens. Artigos Científicos e as Revisões de Literatura (Metanálise, integrativa e sistemática) deverão conter: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão. Relatos de Caso e Relatos de Experiência deverão conter: Introdução, Objetivos, Relato do caso/da Experiência, Discussão e Conclusão, destacados em letras maiúsculas seguidos de dois pontos. Não escrever “corpo do texto” no início.

4.5.1 O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente por extenso no texto do resumo.

4.5.2 Não será permitida a utilização de ilustrações (gráfico, tabela, quadro, etc.) e citações de referências no resumo. Para a análise e seleção dos trabalhos, somente será considerada a parte textual do trabalho.

4.5.3 O número máximo de caracteres por resumo é de 3500, contabilizando-se espaços e demais sinais gráficos, excluídos o título, o nome dos autores, a instituição, referências.

4.5.4 Não é necessário realizar citações ao decorrer do texto.

  • 4.6 REFERÊNCIAS: As referências devem ser redigidas no espaço indicado e destinado a esse item. As referências devem estar em ordem alfabética, com espaçamento simples entre linhas e duplo entre si, alinhamento à esquerda. As referências bibliográficas deverão obedecer às normas atuais da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
  • 4.7 CATEGORIA DO TRABALHO: deve ser informada na ficha de inscrição a categoria que melhor descreve a temática do trabalho conforme especificado no item 7.2 deste edital.

4.8 Salienta-se que trabalhos que não se adequem às orientações estabelecidas serão sumariamente desclassificados, não sendo, portanto, encaminhados para a Comissão de Seleção de Temas Livres.

5.1 Os trabalhos deverão ser enviados por meio do site do XXXII ECAM – XI COGEM, no endereço www.ecamcogem.com.br, obedecendo aos prazos estabelecidos neste edital.

5.2 Em caso de não recebimento do e-mail de confirmação do envio, os responsáveis pelo trabalho devem entrar em contato com a organização do congresso através do site, ou e-mail presente no final deste edital até o dia 03/11/2020.

6.1 Não serão aceitos projetos de pesquisa ainda não concluídos e trabalhos já publicados e/ou premiados em outros congressos;

6.2 Não serão aceitos trabalhos de autores diferentes submetidos à comissão que sejam versões modificadas do mesmo trabalho;

6.3 Cada trabalho poderá conter no máximo 5 (cinco) autores e 1 (um) autor orientador, dos quais todos, exceto o orientador, deverão estar inscritos no evento;

6.4 Não haverá devolução do valor da inscrição do evento para os inscritos cujos trabalhos científicos não foram aprovados;

6.5 Cada participante poderá estar inscrito como autor principal ou coautor da quantidade de trabalhos referente à sua modalidade de inscrição;

6.6 Serão emitidos certificados por trabalho aprovado, no nome do autor principal, constando também os nomes dos demais coautores, o título do trabalho e a forma de apresentação;

6.7 Não serão aceitas revisões bibliográficas;

6.8 Após a finalização do cadastro do resumo ou o encerramento do prazo de inscrições, não serão aceitas alterações de qualquer natureza, inclusive no conteúdo do resumo e no cadastramento dos autores;

 

 

 

6.9 O conteúdo científico e ético dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores;

6.10 Todos os trabalhos inscritos, aceitos e devidamente apresentados terão seus resumos publicados nos anais do evento, disponibilizados na forma de mídia digital.

6.11 Em caso de trabalhos que necessitem de aprovação do comitê de ética, o comprovante de aceitação deve ser anexado na submissão do trabalho.

6.12 Não serão aceitos trabalhos de autores diferentes submetidos à comissão que sejam versões modificadas do mesmo trabalho.

6.13 Os tipos de trabalhos aceitos serão:

  1. A) Relatos de Caso;
  2. B) Relatos de experiência;
  3. C) Artigos científicos;

D) Revisões de literatura dos tipos: Metanálise, Integrativa e Sistemática.

7.1 O processo de seleção será realizado pela Comissão de Seleção de Temas Livres, formada por professores da área da Saúde e da Educação que se destacam em seus campos de trabalho e pesquisa;

7.2 A Comissão selecionará os trabalhos divididos nas seguintes categorias científicas (que deverá constar na ficha de inscrição do participante):

  1. a) Ética Médica;
  2. b) Educação Médica;
  3. c) Saúde do Médico e Estudante;
  4. d) Saúde Coletiva;
  5. e) Clínica Cirúrgica;
  6. f) Ginecologia e Obstetrícia;
  7. g) Clínica Médica;
  8. h) Pediatria;
  9. i) Imunologia e Patologia;
  10. j) Biologia Celular e Molecular;
  11. k) Estágios de Vivência em Saúde;
  12. l) Educação em Saúde;
  13. m) Extensão Universitária.

7.3 Os temas livres serão avaliados com base em 5 (cinco) critérios: Atualidade e relevância, conteúdo, originalidade, contribuição científica na área temática redação e organização de texto;

7.4 A seleção final dos trabalhos aprovados será feita de acordo com a lista gerada de melhores trabalhos;

7.5 No caso de notas idênticas, o desempate será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:

  1. a) Maior nota no quesito “Contribuição científica na área temática”;
  2. b) Maior nota no quesito “Atualidade e relevância”;
  3. c) Maior nota no quesito“Originalidade”.

7.6 A Comissão de Seleção de Temas Livres é soberana, não havendo possibilidade de mudanças nos resultados; além disso, não emitirá nem um parecer ou justificativa para a não eleição dos trabalhos inscritos, uma vez que a desaprovação não significa o desmérito do trabalho.

7.7 A comissão avaliadora não terá acesso a nenhum tipo de dado de identificação dos autores.

7.8 Serão selecionados 80 (oitenta) trabalhos, dos quais 15 na modalidade apresentação oral e 65 na modalidade e-pôster. A seleção da modalidade oral será feita pelos avaliadores da Banca de Seleção de Temas Livres de acordo com as 15 (quinze) maiores notas alcançadas, os demais selecionados apresentarão na modalidade e-pôster.

7.9 O material apresentado no evento deverá ser substancialmente semelhante àquele descrito resumo. Em particular, o título, os autores e o conteúdo científico deverão ser idênticos.

8.1. DATA E LOCAL DA APRESENTAÇÃO

8.1.1 Os autores dos trabalhos serão comunicados quanto à data e à sala de apresentação, bem como à exposição do e-pôster, no site do evento a partir do dia 20 de novembro de 2020. Porém, as salas virtuais para apresentações estão sujeitos a alterações, cabendo ao responsável pelo trabalho certificar-se do local. As apresentações deverão ser realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas mudanças sem o consentimento prévio da Comissão de Temas Livres;

8.2 APRESENTAÇÃO ORAL

8.2.1 As apresentações na categoria oral serão realizadas de forma online, ao vivo, nos dias 27 e 28 de novembro, por meio da plataforma Zoom.

8.2.2 O material para apresentação deverá ser montado de acordo com o modelo que será divulgado no site do evento a partir do dia 20 de novembro de 2020;

8.2.3 O apresentador do trabalho terá a responsabilidade de realizar o compartilhamento da tela e a apresentação dos slides.

8.2.4 As apresentações orais serão organizadas na forma de sessões seguidas de uma rodada de discussão com os autores;

8.2.5 O limite de tempo para a apresentação oral será de 7 minutos, e ao fim das apresentações, haverá um tempo reservado para discussão com os professores avaliadores. A avaliação dos trabalhos será de responsabilidade da Comissão Avaliadora.

8.2.6 Durante a apresentação a câmera do apresentador deverá permanecer ligada.

8.2.7 Para a escolha do apresentador do trabalho, recomendamos que o grupo considere a necessidade de estabelecer uma conexão de internet satisfatória e dispositivo de vídeo e áudio para a apresentação.

8.3 EXPOSIÇÃO DO E-PÔSTER

8.3.1 O e-pôster deverá ser montado de acordo com o modelo que será divulgado no site do evento a partir de 20 de novembro de 2020;

8.3.2 Os e-pôsteres serão expostos no site do ecam como forma de apresentação, de forma que esteja visível a qualquer indivíduo;

8.3.3 Os autores, ao enviarem os e-pôsteres automaticamente estarão autorizando a exposição dos mesmos no site do evento;

8.3.4 Ademais, recomenda-se boa apresentação gráfica, com texto, ilustrações, gráficos e tabelas (se houver). Deverão constar o título do trabalho (igual ao do resumo aceito), nome dos autores e a instituição(com cidade e estado de origem). Não escrever “Título”, “Nome dos autores” nem “Instituição” no início do parágrafo;

8.3.5 O nome dos autores deve ser ordenado da seguinte forma: iniciar pelo último sobrenome do autor principal, seguido das iniciais do restante do nome (letras maiúsculas). Idem para os demais coautores. Os nomes devem estar separados por ponto-e-vírgula. O nome do autor orientador deve ser o último citado. Exemplo: PARANHOS, R.S.¹; COSTA, S.²; SOUZA,E.F.³;

8.3.6 Instituição onde estudam e/ou trabalham os autores. Inserir estado, cidade e país de proveniência da instituição. Exemplo: ¹Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM –UFG), Goiânia –GO, Brasil. Não escrever a palavra “Instituição” no início do parágrafo. Separado por uma linha dos autores;

8.3.7 Serão permitidas propagandas de patrocinadores(clínicas, empresas, instituições, etc.), contudo citações dos mesmos ao longo do trabalho e da apresentação serão critério de desclassificação. Casos especiais serão julgados pela Comissão de Temas Livres.

8.3.8 Os e-pôsteres serão apenas expostos, não necessitando de gravação de vídeo ou de qualquer outra forma de apresentação.

8.3.9 O prazo para envio do e-pôster será do dia 20 ao dia 25 de novembro de 2020.

9.1 A Comissão Avaliadora dos trabalhos será composta por docentes da área da saúde capacitados. Os critérios a serem considerados para a avaliação dos trabalhos consistem de:

  1. a) Originalidade;
  2. b) Clareza e pertinência dos objetivos e coerência com a metodologia;
  3. c) Descrição dos métodos/procedimentos e análise estatística adequados ao delineamento;
  4. d) Adequação do texto, apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;
  5. e) Importância para o avanço do conhecimento ou impacto dos resultados;
  6. f) Tempo de apresentação.

9.2 Na categoria Relato de Caso/de Experiência serão considerados:

  1. a) Originalidade;
  2. b) Clareza e pertinência dos objetivos e coerência com o relato;
  3. c) Descrição do relato de caso ou experiência;
  4. d) Adequação do texto e discussão;
  5. e) Importância para o avanço do conhecimento ou impacto social;
  6. f) Tempo de apresentação.

9.3 No caso de notas idênticas, o desempate será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:

  1. a) Maior nota no trabalho escrito;
  2. b) Maior nota no quesito “Descrição”;
  3. c) Maior nota no quesito “Clareza, pertinência e coerência”.

9.4 Será emitido apenas 1 (um) certificado por trabalho apresentado, no nome do autor principal, constando também os nomes dos demais autores, o título do trabalho e a forma da apresentação, estando posteriormente disponíveis no site do congresso.

9.5 A comissão de temas livres do ECAM premiará os três primeiros colocados com o valor de R$500,00 para o primeiro colocado, R$200,00 para o segundo colocado, e R$100,00 para o terceiro colocado.

9.6 Além da premiação em dinheiro, os doze primeiros colocados a depender da categoria escolhida, terão a oportunidade de publicar seus trabalhos completos (não podendo ser os resumos) na Revista Goiana de Medicina (AMG) ou na Revista Bioética (CREMEGO) até o prazo posteriormente determinado, e de acordo com a modalidade de trabalho escolhida.

10.1 A Comissão de Temas Livres detém o poder de cancelamento, suspensão ou adiamento das premiações dos temas livres, em caso de imprevistos ou de força maior, conforme o julgamento da comissão organizadora;

10.2 Todos os inscritos no congresso, ao enviarem trabalhos, autorizam a Comissão de Temas Livres a publicar e divulgar os trabalhos, sem o pagamento de direitos autorais;

10.3 A submissão de qualquer trabalho define a aceitação das regras estabelecidas neste edital;

10.4 Os casos omissos neste edital serão analisados pela Comissão de Temas Livres;

10.5 Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou a reprovação dos trabalhos. A consulta deve ser realizada no site;

10.6 O contato com a Comissão de Temas Livres é por meio do e-mail contato@ecamcogem.com.br, com assunto: TEMAS LIVRES (e-mails sem assunto não serão analisados).

 

Álvaro Guimarães Vieira

Coordenador da Comissão de Temas Livres do XXXII ECAM-XI COGEM

Adriel Felipe de Rezende

Coordenador Geral do XXXII ECAM-XI COGEM